FORTALECIMENTO DOS CATADORES (AS)

O fortalecimento, organização e formalização contribui para busca transformar as (os) catadores (as) em protagonistas engajados e capacitados, integrantes da cadeia de catação de materiais recicláveis, se percebendo como agentes de transformação de resíduos e com entidade fortalecida e consolidada, viabilizando condições de vida adequadas, incluindo a renda mensal dos trabalhadores em valores que garantam sua estratégia de sobrevivência.

Em 2019, os catadores de Barcarena tiveram a organização social formalizada dentro do projeto e seguem recebendo capacitações para garantir mais independência socioeconômica e conhecimento técnico para operar a Unidade de Triagem de Resíduos Recicláveis assim que for concluída.


A longo prazo, espera-se um cenário em que os catadores estejam trabalhando em condições dignas, com sua categoria formalizada, alcançando renda adequada e com acesso aos bens e serviços das políticas públicas.

Foto 02.jpg

QUEM SÃO OS CATADORES?

 

Os catadores são profissionais que atuam coletando resíduos recicláveis em lixões e nas  ruas das cidades.

 

São famílias comprometidas na catação de materiais e que, comumente, moram em locais com difícil acesso a equipamentos sociais, como postos de saúde e escolas. 

 

Por o lixão ser um lugar insalubre, com a presença de agentes contaminantes, materiais cortantes, roedores, insetos além das alterações do clima, os catadores estão sujeitos aos riscos frequentes de acidentes.

 

Os catadores realizam um serviço para as cidades e para o meio ambiente, avaliando e selecionando os resíduos dispostos de forma inadequada no lixão  e comercializando no setor de resíduos sólidos.

QUEM SÃO OS CATADORES  DE BARCARENA?

 

São trabalhadores que tiram do Lixão do Bom Futuro o seu sustento e o da sua família. Na maior parte dos casos a catação é a única fonte de renda. Através do trabalho dos catadores no lixão do Bom Futuro toneladas de  plástico, metais e papéis são coletados e comercializados mensalmente. Garantindo assim a fonte de renda destes profissionais e aumentando a sobrevida deste lixão.

Política Nacional de Resíduos Sólidos

No ano de 2010, foi aprovada a Lei nº 12.305, que instituiu a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), com diretrizes relativas à gestão integrada e ao gerenciamento dos resíduos. A PNRS atribui destaque à importância dos catadores nessa gestão, estabelecendo como um de seus princípios o “reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania”.

Essa lei tem como um dos instrumentos o incentivo à criação e ao desenvolvimento de cooperativas ou de outras formas de associação de catadores de materiais reutilizáveis e recicláveis.

FORMAS DE ORGANIZAÇÕES DE CATADORES

Os catadores podem se organizar de duas formas:

- Associações

- Cooperativas

Picture1.png

Para conhecer individualmente os catadores, compreender suas necessidades, questões como escolaridade, acesso à saúde, composição familiar e moradia, é realizado e atualizado constantemente um Questionário de Percepção Social. Além disso, para agregar informações sobre organizações sociais de catadores, dias e horários de coleta, tipos e valores de materiais coletados, compradores, transporte que utilizam para chegar até o lixão, atividades que exerciam antes de trabalharem como catadores e planos para o futuro, foi aplicado também um Questionário de Perfil Socioeconômico. Em posse dessas informações, todas as ações de capacitação, palestras, oficinas, participação em eventos, etc, sempre são realizados considerando as respostas fornecidas pelos catadores, buscando ao máximo atender as principais necessidades deles como cidadãos e trabalhadores.

Foto 08.jpg
Foto 09.jpg
Foto 10.jpg

O fortalecimento, organização e formalização contribui para transformar as(os) catadores (as) em protagonistas engajados e capacitados, integrantes da cadeia de catação de materiais recicláveis, se percebendo como agentes de transformação de resíduos e com entidade fortalecida e consolidada, viabilizando condições de vida adequadas, incluindo a renda mensal dos trabalhadores em valores que garantam sua estratégia de sobrevivência.

Catador Feliz-01.png