UNIDADE DE TRIAGEM - UT

A Alunorte iniciou, em novembro de 2020, as obras da futura Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis (UT) em Barcarena, PA.  Após a conclusão das obras, prevista para agosto de 2021, a Alunorte doará a unidade ao poder público competente, que será responsável pela gestão e manutenção da infraestrutura.

A construção da Unidade busca garantir melhores condições de trabalho para os catadores (as) que trabalham atualmente no lixão do Bom Futuro, bem como contribuir com desenvolvimento sustentável do município e com a redução da disposição de resíduos no depósito de lixo da cidade. Além disso, o projeto vai colaborar com o Plano de Resíduos Sólidos do município que prevê a instalação de Unidades de Triagem. Quando finalizada, a UT terá capacidade para processar 40% dos resíduos recicláveis coletados no município, estimando-se cerca de 280 toneladas por mês. Esse material será proveniente da coleta seletiva realizada pelo município. 

O projeto de engenharia da Unidade leva em consideração diversos aspectos técnicos e está de acordo com o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano de Barcarena e também respeita a necessidade de a Unidade estar próxima ao público alvo (catadores), para facilitar o deslocamento até o local de trabalho, e de ser o mais próximo possível das principais aglomerações urbanas, as quais serão os principais geradores de resíduos recicláveis, ter fácil acesso a rodovias e ao Distrito Industrial.

O êxito da unidade de tratamento permitirá que os catadores de resíduos tenham independência financeira e assumam o protagonismo de suas trajetórias. Dessa forma, incentiva-se o trabalho decente para todos e todas, em alinhamento aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Construção UT - Projeto-01.png