LINHA DO TEMPO - PROGRAMA SUSTENTAR BARCARENA

MARCO NA GESTÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE BARCARENA: Elaboração do PMGIRS

 

O município de Barcarena consolida o Plano Municipal de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos Urbanos (PMGIRS).  Entre as diretrizes está a implementação da coleta seletiva, com a inclusão social dos catadores de materiais recicláveis

466060-PFXRHZ-450-01.png

PRIMEIROS PASSOS:

Estudos Preliminares

 

A partir de estudos socioambientais e econômicos desenvolvidos pela Hydro, surge o embrião do Programa Sustentar Barcarena.

PARCERIAS: Albras e Alunorte apoiam a Prefeitura na implementação da coleta seletiva no município

 

Consolidação da parceriaentre Alunorte e Albras e a Prefeitura Municipal de Barcarena para suporte à gestão de resíduos sólidos.

 

 

A iniciativa prevê: (i) implantação de uma Unidade de Triagem de resíduos recicláveis; (ii) inclusão social dos catadores de materiais recicláveis e (iii) Educação para a sociedade civil e para o fortalecimento dos gestores públicos.

Untitled-4-01.png

2017

59914 [Converted]-01.png

O PROGRAMA SUSTENTAR BARCARENA:  Início da implementação.

 

Para implementar as ações previstas, o Programa conta com empresas parceiras. A Draxos Consultoria e Gestão Ambiental é responsável por implementar o Programa de Educação Ambiental (PEA SUSTENTAR) e  a Tetra + Consultoria Econômica e Ambiental por desenvolver ações de formação e fortalecimento dos(as) catadores(as) de materiais recicláveis.

DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL PARTICIPATIVO: Pesquisa Comportamental

 

A equipe do Programa de Educação Ambiental (PEA Sustentar) desenvolve uma Pesquisa Com­portamental, com 600 famílias residentes das zonas urbanas, rurais e de ilhas, para compre­ender a realidade socioeconômica e ambiental local e definir estratégias de comunicação e engajamento alinhadas ao contexto municipal.

Página 03-01.png

Conhecendo os(as) catadores(as) de Barcarena

 

A equipe da Tetra Mais realizou entrevistas, nos bairros Vila Nova, Fazendinha, Renascer com Cristo e Bom Futuro, com 115 catadores atuantes no lixão do Bom Futuro.

Através dos diálogos foram mapeados dados referente a educação, saúde, moradia, trabalho (tipo de coleta, materiais coletados, armazenamento e comercialização) e lazer.

Foto 17.jpg
Foto 18.jpg
Foto 19.jpg
Foto 20.jpg

PARTICIPAÇÃO SOCIAL: Formação de Núcleos Técnicos Setoriais

 

O PEA Sustentar foi construído com base em um amplo processo de consulta e diálogo, permitindo que as falas e necessidades do público fossem incorporadas ao Programa.

Os principais segmentos sociais do município: Secretarias e Conselhos Municipais, Comunitário, Comercial, Ensino e Pesquisa foram agrupados em Núcleos Técnicos para debater acerca da gestão dos resíduos sólidos em Barcarena e construir de forma participativa o Programa de Educação Ambiental.

Núcleo Técnico 1.jpg
Núcleo Técnico 2.jpg

Fortalecimento dos (as) catadores (as) - Participação em Eventos

 

Com apoio do Programa Sustentar e da Prefeitura Municipal de Barcarena, os(as) catadores(as) participaram de eventos na cidade de Barcarena, sendo eles:

 

FESTIVAL DO ABACAXI: os catadores realizaram a coleta de materiais recicláveis nos dias de evento.

 

EVENTO IGUALDADE DE GÊNERO REDE ODS 5: orientação das mulheres nos diversos temas com igualdade de gênero, higiene corporal e câncer de mama.

Foto 33.jpg
Foto 34.jpg
Foto 35.jpg
Foto 36.jpg

Fortalecimento dos (as) catadores (as) - Atividades de formação

 

O Programa de Fortalecimento de Catadores inicia as ações formativas com os(a) catadores(as) de materiais recicláveis, abordando os seguintes temas e objetivos:

 

FORMAÇÃO CIDADÃ: estimular o engajamento e dos catadores e sensibilizá-los quanto ao seu potencial como agentes transformadores.

 

POLÍTICA NACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS(PNRS)  E PLANO MUNICIPAL DE GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS( PMGIRS): compreender as políticas federal e municipal de resíduos sólidos, os direitos e deveres de cada indivíduo da sociedade.

 

ASSOCIATIVISMO E COOPERATIVISMO: apresentar as diferenças entre “Associação” e “Cooperativa”, considerando os pontos positivos e negativos de cada uma.

Foto 27.jpg
Foto 28.jpg
Foto 29.jpg
Foto 30.jpg
Foto 31.jpg
Foto 32.jpg

PEA SUSTENTAR: Participação ativa e qualificada na Coleta Seletiva Solidária

 

As atividades educomunicativas do Programa de Educação Ambiental serão implementadas inicialmente na zona urbana devendo ser estendidas progressivamente na zona rural e ilhas.

Mapa Barcarena.jpg

2018

Logo Programa Sustentar Site Portal Sust
Diagnóstico.jpeg

2019

Fortalecimento dos (as) catadores (as) – Atualização do Diagnóstico

 

A Equipe da Tetra+ e Programa Sustentar, com acompanhamento das secretarias de Assistência Social - SEMAS e de Meio Ambiente – SEMADE realizaram dois questionários para atualização do diagnóstico dos catadores:

 

QUESTIONÁRIO DE PERCEPÇÃO SOCIAL, com objetivo de obter dados referentes à educação, saúde, moradia, composição familiar, renda, relação com a comunidade e forma de trabalho,

 

QUESTIONÁRIO DE PERFIL SOCIOECONÔMICO, que buscou informações sobre as organizações sociais de catadores, noções de atividades dentro de uma unidade de triagem, dias e horários de coleta, tipos e valores de materiais coletados, compradores, transporte que utilizam para chegar até o lixão, atividades que exerciam antes de trabalharem como catadores e planos para o futuro.

Foto 37.jpg
Foto 38.jpg
Foto 39.jpg
Foto 40.jpg
Foto 41.jpg
Foto 42.jpg

OFICINAS SUSTENTAR DIAGNÓSTICO SOCIOAMBIENTAL: Mapeamento participativo do cenário dos RSU em Barcarena

 

A participação nos temas que afetam a nossa vida é fundamental para a garantia dos nossos direitos. É essencial que as comunidades se sintam responsáveis e participem de forma ativa da sua cidade. Precisamos conhecer os problemas e trabalhar juntos (as) nas soluções!

 

Nas Oficinas Diagnóstico, 154 professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino e representantes de organizações comunitárias, foram convidados a dialogar e construir um mapeamento participativo e uma linha do tempo com o cenário atual e principais marcos históricos relacionados aos Resíduos Sólidos Urbanos  no município.

Linha do Tempo 01-01.png
Diagnóstico_01.jpg

CINE CLUBE SUSTENTAR: Filmes e documentários como ferramenta educativa

 

Ciclo de vida dos produtos, hábitos de consumo, consumo consciente, impactos socioambientais da geração e gestão inadequada dos resíduos sólidos, disposição final dos resíduos foram os temas abordados nas sessões do Cine Clube Sustentar - realizadas com cerca de 250 alunos (as) e professores(as) de escolas da  Rede Municipal de Ensino de Barcarena.

Cine Clube 10.jpg

JOGO SUSTENTAR: Conhecendo o ciclo de vida e os impactos ambientais dos produtos que usamos no cotidiano

 

O PEA Sustentar desenvolveu o Jogo Sustentar- ferramenta que convida os participantes a comparar os impactos ambientais de cada etapa do ciclo de vida dos produtos e repensar sobre as responsabilidades ao comprar um determinado produto.

 

O jogo foi aplicado em eventos realizados pela Prefeitura como o Dia Mundial da Água e a Semana Integrada de Meio Ambiente, em eventos comunitários como a Feira de Venda e Trocas de Vila do Conde e em eventos organizados pela Hydro.

Jogo Sutentar 01.jpg
Jogo Sustentar 02.jpg

FORMAÇÃO DE AGENTES MULTIPLICADORES: Capacitação de figuras-chave

 

Educadores (as), Técnicos e Gestores Públicos e lideranças comunitárias participaram da Formação de Agentes Multiplicadores, nas modalidades presencial e à distância (EAD), com enfoque na Educação Ambiental, Gestão de resíduos sólidos em Barcarena e compartilhamento de boas práticas pedagógicas.

Formação_de_Agentes_Multiplicadores_02.J
Formação_de_Agentes_Multiplicadores_01.J

Fortalecimento dos (as) catadores (as) - Catação em Eventos

 

Com apoio do Programa Sustentar e da Prefeitura Municipal de Barcarena, catadores(as) participaram de alguns eventos na cidade de Barcarena no ano de 2019, sendo eles:

 

CARNAVAL: foram coletados 787Kg de materiais recicláveis, divididos em 295kg de plástico e 492Kg de alumínio.

 

AÇÃO FEST VERÃO ECOLOGIA: foram coletados 1.066,50 kg de materiais recicláveis, sendo 620kg de plástico e 446,50Kg de alumínio.

 

FESTIVAL DO ABACAXI: foram coletados 1.206,70 kg de materiais recicláveis, sendo 365kg de plástico e 841,70Kg de alumínio.

Foto 43.jpg
Foto 44.jpg
Site_Sustentar_Linha do Tempo-01.png

FESTIVAL DO ABACAXI:

PEA Sustentar no maior evento cultural de Barcarena

Festival do Abacaxi 01.jpg
Festival do Abacaxi 02.jpeg

CÍRCULO DE CULTURA

 

Diálogos para resignificar de forma positiva o conceito de ‘’lixo’’

O PEA Sustentar, em parceria com o Sindicato dos Químicos de Barcarena, realizou uma roda de conversa buscando resignificar de forma positiva o conceito de “lixo” - a fim de favorecer o reconhecimento do resíduo sólido reutilizável e reciclável como um bem econômico e de valor social, gerador de trabalho e renda e promotor de cidadania e despertar o interesse  do público em geral para as questões dos RSU  e sua corresponsabilidade na adequada gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (RSU) do município.

Circulo 01.jpg

OFICINA JORNALÍSTICA SUSTENTAR

 

Juventude e Comunicação: Faça você mesma (o)!

Para construir um jornalismo cidadão que respeite e reflita a diversidade da sociedade, aproximar a escola da sociedade, fomentar a utilização das aulas em espaços colaborativos de aprendizagem e incentivar o protagonismo dos educandos, no mês de novembro foi ofertada para estudantes e professores (as) da Rede Municipal de Ensino, as Oficinas Jornalísticas Sustentar.

Nas oficinas, foram produzidas peças audiovisuais, utilizando recursos multimídias de fácil acesso pelo olhar dos jovens, que abordam a temática dos Resíduos Sólidos Urbanos.

Oficina_Jornalística_01.jpg
Oficina_Jornalística_02.jpg
Oficina_Jornalística_03.jpg

Fortalecimento dos(as) Catadores(as): Atividades de formação

 

Ao longo do ano de 2019, os(as) catadores(as) de materiais recicláveis participaram de formações sobre os seguintes temas:

- Operação da Unidade de Triagem  - buscou apresentar a forma de operação da unidade de triagem e suas particularidades.


- Formação  da Entidade -  buscou apresentar as diferenças entre as entidades Associação e Cooperativa, levando a uma intercomunicação entre a o dia-a-dia de cada entidade, considerando os pontos positivos e negativos de cada uma. 


- Mapeamento de Habilidades / Coaching -  apoiar os(a) catadores(as) no reconhecimento de suas habilidades e identificação de suas competências.


 - Cooperativismo Básico  auxiliar os(as) catadores(as) na aplicação dos valores do cooperativismo na gestão de negócios, ordenamento gerencial, a fim de desenvolver a maturidade, profissionalismo e fidelidade de seus cooperados.

Foto 45.jpg
Foto 47.jpg
Foto 48.jpg

Fortalecimento dos (as) catadores (as) - Alfabetização

 

O Programa Sustentar realizou a primeira de uma série de atividades de alfabetização dos catadores, baseado no método Laubach de alfabetização de jovens e adultos.

O desenvolvimento da leitura é estimulado através reconhecimento das palavras escritas por meio de retratos de objetos familiares do dia-a-dia.

Foto 49.jpg
Foto 50.jpg
Foto 51.jpg
Foto 52.jpg
Foto 53.jpg
Foto 54.jpg

Formalização da Cooperativa Árvore da Vida

 

Em 2019, os catadores de Barcarena tiveram a organização social formalizada. O primeiro passo foi a escolha do tipo de entidade – cooperativa ou associação. 

 

Em junho, os 52 catadores(as) optaram, por meio de voto individual, pela criação e fortalecimento de uma cooperativa.

 

 

Em dezembro, foi realizada a votação do estatuto, eleição do quadro diretor e estruturação e fundação da Cooperativa de Catadores Árvore da Vida

Foto 55.jpg
Foto 56.jpg
Foto 57.png

2020

I FÓRUM DE RESÍDUOS SÓLIDOS DE BARCARENA:

 

Gestão Integrada e Sustentabilidade, construindo a Barcarena do Futuro

Em janeiro de 2020 ocorreu o I Fórum de Resíduos Sólidos Urbanos e Educação Ambiental de Barcarena, na Escola Municipal Maria Cecília Vasconcelos Ribeiro. O evento buscou oportunizar a reflexão, a troca de conhecimentos e a conectividade de iniciativas positivas na gestão e gerenciamento de resíduos sólidos urbanos em Barcarena, visando fortalecer o poder público e a sociedade para a gestão integrada e contribuir na construção de comunidades sustentáveis.

O evento foi realizado pelo Programa Sustentar Barcarena e promovido pela Albras e Alunorte, Prefeitura Municipal de Barcarena e Rede ODS Barcarena.  A Comissão Organizadora foi composta pelas Secretarias Municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE), Educação e Desenvolvimento Social (SEMED), Planejamento e Articulação Institucional (SEMPLA), Assistência Social (SEMAS) e de Infraestrutura e Desenvolvimento Urbano (SEMDUR) e contou o com apoio das Secretarias Municipais de Cultura (SECULT), de Indústria, Comércio e Turismo (SEICOMTUR), de Agricultura (SEMAGRI) e de Juventude, Esporte e Lazer (SEMJEL).

Fórum 01.png

Barcarena aprova a Política Municipal de Educação

Ambiental (PMEA Barcarena)

Em junho de 2020 foi promulgada a Lei N° 2.238/2020, que institui a Política Municipal de Educação Ambiental.

E o que isso significa?

Com isso, Barcarena passou a ter uma política pública permanente e estruturante, fundamentada no compromisso de fomentar e fortalecer comunidades sustentáveis no município.

Próximos passos:

A Lei 2238/2020 delineou as responsabilidades e estabeleceu as diretrizes, os princípios, objetivos, instrumentos, a governança e o financiamento da PMEA. Barcarena possui, portanto, um sistema normativo contemporâneo e elaborado a partir das mais recentes formulações do campo da educação ambiental e das políticas públicas.

O desafio agora será para que o poder público e a sociedade barcarenense, implementem e capilarizem a educação ambiental, dando passos firmes para o enfretamento dos conflitos socioambientais e a tessitura de sociedades sustentáveis.

Grupo de Trabalho Implementação da Política Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos (PMGIRS)

Visando dar sequência aos procedimentos para implantar a Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos Urbanos, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (SEMADE) criou no início de 2020 o Grupo de Trabalho denominado GT Implementação da Política Municipal de Gerenciamento Integrado de Resíduos Sólidos responsável por elaborar, pactuar e monitorar os passos para implementação dessa política.

Hydro Alunorte inicia construção da Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis de Barcarena

A Alunorte inicou, em novembro de 2020, as obras da futura Unidade de Triagem de Materiais Recicláveis (UT) em Barcarena, PA. Após a conclusão das obras, prevista para agosto de 2021, a Alunorte doará a unidade ao poder público competente, que será responsável pela gestão e manutenção da infraestrutura.

A Unidade vai contribuir para o desenvolvimento sustentável do município e também deverá reduzir a disposição de resíduos no depósito de lixo da cidade, sendo um dos pilares do Programa Sustentar Barcarena. Além disso, o projeto vai colaborar com o Plano de Resíduos Sólidos do município que prevê a instalação de Unidades de Triagem.

Formação e Engajamento: Ciclo de Lives "DiálogoSustentar" e Formação de Multiplicadores 

Nos meses de maio e junho, o PEA Sustentar realizou o ciclo de lives "DiálogoSustentar''- que convidou semanalmente pessoas de referência nas temáticas do Programa Sustentar Barcarena, como Educação Ambiental, Sociedades Sustentáveis e Resíduos Sólidos Urbanos.

 

O ciclo de lives possibilitou ampliar a abrangência territorial das atividades educomunicativos do PEA Sustentar, oportunizar um maior alcance e interação com o público e integrar Barcarena no cenário nacional da gestão de resíduos sólidos urbanos.

Live 01.png
Live 02.png

Além das lives, foram ofertadas duas edições do Curso Online e Gratuito Resíduos Sólidos Urbanos e Educação Ambiental.

O curso busca contribuir com a formação de professores (as), técnicos e gestores públicos e comunidade em geral, com enfoque na Gestão de Resíduos Sólidos de Barcarena, Legislação Ambiental, Compartilhamento de Boas Práticas de Gestão e Educação Ambiental. Em suas duas edições, alcançou um total de 609 pessoas.